PORTO
A cidade do Porto é sinónimo de boa comida, de gente simpática e solidária, de uma beleza e genuinidade que não se encontra em muitas cidades europeias. E quem passa por aqui, acaba quase sempre por voltar…
Cidade com carácter, com personalidade, de sotaque marcado e inconfundível, parece estar disposta de maneira propositada para ficar bem na fotografia! E a luz não tem nunca que ser retocada…
O jornal norte-americano "The New York Times" publicou um artigo intitulado "36 horas no Porto" que começam de comboio, destacando a Estação de São Bento e os seus famosos azulejos.
O jornal enaltece o património da cidade, que entre uma arquitetura tradicional e moderna, impressiona com os seus edifícios históricos, num ambiente descontraído onde não se pode deixar de provar o famoso vinho do Porto.
O centro da cidade é mencionado como estando repleto de ruas tradicionais, em paralelepípedos e varandas enfeitadas com vasos de flores. Uma cidade que se "alimenta" do amor, da arte, da moda e de uma gastronomia muito própria, típica, mas também confecionada por conceituados chefes de cozinha.
Nos "pontos emblemáticos" entra a Sé do Porto (que Nell McShane diz ser perfeita para brilhar no Instagram), a Torre dos Clérigos e o Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação), com a sua coleção permanente de máquinas e material fotográfico. Passagem obrigatória pela Ponte D. Luís I e, do outro lado, aproveitar a melhor vista da Ribeira do Porto.
"Comprar local" é uma das indicações, com o artigo a dar destaque às lojas modernas com um "toque retro" e que homenageiam a tradição portuguesa. "Souvenirs que vai ter orgulho de exibir em casa".
A noite do Porto é também referenciada com destaque para os bares mais "descontraídos".
Os três dias de viagem são descritos como "esplendorosos", numa cidade "charmosa" que, entre uma arquitetura tradicional e moderna, tem muito para oferecer.
COISAS A FAZER NO PORTO!
Senta-te numa esplanada na zona da Ribeira. Pede uma Super Bock e uns tremoços e simplesmente desfruta do momento…
Senta-te numa esplanada na zona da Ribeira. Pede uma Super Bock e uns tremoços e simplesmente desfruta do momento…
Viaja em eléctrico desde o Infante, no centro da cidade, até ao Passeio Alegre, na Foz do Douro. Aproveita para passear a pé por esta bonita zona onde o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico.
Faz um pequeno cruzeiro pelas pontes do rio Douro num dos típicos"barcos rabelo" que no passado transportavam o vinho do Porto.
Nada melhor que uma visita ao Mercado do Bolhão para conhecer a gente mais genuína desta cidade! Desfruta dos cheiros, cores e sons únicos deste lugar tão especial…
Visita o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e os seus inspiradores jardins. A entrada é gratuita nos Domingos pela manhã.
Prepara-te para entrar num espaço mágico, onde apetece ficar horas e horas… A Livraria Lello é um ponto de visita incontornável da cidade. É considerada uma das mais belas do mundo!
Visita o Palácio da Bolsa do Porto, considerado um dos mais belos edifícios do Porto e um dos mais ricos de Portugal. Aqui é onde se rende homenagem aos chefes de estado que visitam a cidade.
Cruza a Ponte Luis I em direcção à marginal de Vila Nova de Gaia. Aqui encontrarás todo o tipo de bares e restaurantes, com vistas panorâmicas sobre o Porto.
Programa uma visita às caves do vinho do Porto e aproveita para provar estes deliciosos vinhos. De certeza que vais querer voltar!
Assiste a um concerto na Casa da Música, uma fantástica obra arquitetónica desenhada pelo holandês Rem Koolhaas.
Assiste a uma peça de teatro no Teatro Nacional de São João, inaugurado pela segunda vez em 1920 depois de ter sido totalmente destruído por um incêndio.
Viaja à Belle Époque portuense tomando um chá no Café Majestic, fundado em 1921. É um dos locais com mais glamour da cidade…Relaxa com um passeio pelos jardins do Palácio de Cristal. Daqui poderás desfrutar de uma vista incrível sobre o rio Douro.
Passeia a pé pela Avenida dos Aliados e admira a bela arquitetura dos edifícios que a rodeiam.
Sobe os 240 degraus da Torre dos Clérigos. Daqui poderás observar praticamente todos os pontos da cidade.
Para conhecer o lado mais cosmopolita da vida nocturna da cidade, tens que passar pela zona da “Galeria de Paris” e pelas ruas paralelas. Aí encontrarás bares, restaurantes e muita gente simpática!
Não podes deixar de assistir a um espectáculo de fado ao vivo, para entender melhor o que é ser português e o significado da palavra “saudade”…
Aproveita para visitar as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda. Cada dois meses organizam um sábado de inaugurações simultâneas, com música e animação de rua.
Visita as exposições gratuitas do Centro Português de Fotografia, localizado nas instalações de uma antiga prisão (Cadeia da Relação). Ainda se mantêm as portas originais…
AS BELEZAS NATURAIS DO PARQUE TERRA NOSTRA NOS AÇORES
Uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel, nos Açores, o Parque Terra Nostra, no místico Vale das Furnas, é rodeado por caldeiras e nascentes de águas que emergem do solo. Um verdadeiro paraíso verdejante!
Uma escultura vegetal que emerge da imensidão de verde,
Os tanques de Victoria Cruziana, uma das atrações mais fotografadas pelos visitantes do parque,
No Parque Terra Nostra, poderá encontrar flora endémica dos Açores, mas também inúmeras plantas nativas de países com climas completamente distintos do existente na região,
O tanque de água termal que rodeia a famosa casa do parque,
A água exibe uma cor muito característica. A nascente de água termal que alimenta o tanque, a uma temperatura entre os 35 e 40 graus celsius proporciona uma sensação de repouso e relaxamento.
O Vale das Furnas é, na verdade, a cratera de um vulcão que adormeceu em 1630, data da última erupção. Desde então, tem servido de abrigo à Vila de Furnas e ao Parque Terra Nostra, um espaço de verde a perder de vista,
As flores são uma constante ao longo do jardim,
Passiflora quadrangularis, uma das flores mais surpreendentes do parque,
Os amantes de botânica ficam deslumbrados com a quantidade de espécies que existem neste jardim,
A alameda das palmeiras convida a passeios relaxantes,
Outra das flores que os visitantes podem apreciar no jardim,
Delicadas pétalas de um branco intenso e perfumado,
O parque é reconhecido sobretudo pela sua riqueza e diversidade em plantas e árvores exóticas, que fazem os encantos de quem por lá passa. É impossível ficar imune à beleza da botânica deste parque, mesmo que não se seja um especial admirador e conhecedor de plantas.
A colecção de camélias, com mais de 600 exemplares de diferentes espécies e variedades de cameleiras é a mais admirada, pois torna a paisagem mais bonita e enriquecida num período alargado: do Outono, altura do início da floração das camélias Sasanquas, até à Primavera, quando começa a floração das restantes espécies.
Sem comentários :
Enviar um comentário