segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pôr a Mesa

" Pôr a mesa. "
Quantas vezes já ouviram dizer isto?
"O jantar está pronto. É hora de comer, vamos pôr a mesa.“
Frases como estas são ditas a cada noite em cada casa.
Se fores igual á maioria " pôr a mesa " geralmente significa colocar, as bases, pratos, guardanapos, talheres e copos.
Mas, às vezes, e especialmente quando recebemos convidados para uma refeição, queremos fazê-lo correctamente.
















Verão ou férias e festas são as alturas mais populares para as refeições de confraternização.
E se recentemente houve alguma remodelação, a melhor maneira de a mostrar, é com uma festa.
Então se tens o espaço, se tens as receitas, os convidados estão a caminho - agora vamos “pôr a mesa!”

Mas como?
Como diz a regra: "Em caso de dúvida, segue a moda antiga.”Portanto, seguem algumas orientações simples, dicas e truques de profissionais para ajudar em refeições e festas em casa.















Anatomia de lugar.
Independentemente de não haver marcadores, cada lugar deve estar centrado por cada cadeira à mesa. Deve haver cerca de 60 a 75cm de espaço entre talheres, ou cerca de 45cm entre convidados sentados, para evitar qualquer atrito de cotovelos.

Talheres.
Como pode ser visto na foto acima, os garfos devem ser colocados no lado esquerdo, e a faca (com o lado da lâmina apontando para dentro) e colher à direita.
A regra é " de fora para dentro" á semelhança do que encontramos em restaurantes requintados com uma infinidade de loiça,copos e talheres. Esta regra aplica-se a um jantar em casa também.
Se vamos servir uma salada, o garfo da salada vai ser o primeiro do lado esquerdo ultraperiférico (do lado de fora). Se salada não é um motor de arranque, o garfo menor pode ser eliminado ou colocado no interior, se necessário, para a sobremesa. O mesmo vale para a colher à direita: se os convidados a vão usar no início da refeição, ela irá para a direita da faca; se ela vai ser usada apenas para café e sobremesa, colocar á esquerda da faca.
Pensa desta forma: É muito mais fácil para os convidados pegar nos talheres que precisam imediatamente, bem como para limpar a mesa com o decorrer da refeição.

Copos.
Se servimos água, vinho ou um cocktail, o copo deve ser colocado logo acima da faca no lado superior direito de cada lugar. Para quem optar por buffet de acolhimento, é recomendado ter um conjunto extra de copos na zona onde estão as bebidas, além daqueles que estão na mesa de jantar. As pessoas não vão comer ou beber sem que saibam que o possam fazer, então quando os convidados chegarem, aqueles copos indicam que o bar está aberto. Quando se sentarem para jantar, terão um copo limpo, se necessário.
















Gaspacho, sopa ou aperitivo.

Tudo bem, temos resolvido talheres e copos, como fazemos com pratos, tigelas e travessas? Há várias peças de loiça que nem sempre são necessárias, mas dependendo do que se está a servir e como, podemos precisar de saber algumas dicas.

Aqui trabalhamos de cima para baixo. No caso de servirmos uma sopa, um gaspacho, ou um aperitivo que seja mais apreciado numa tigela, ou prato fundo, este deve ser colocado na parte superior central de cada lugar.
No caso de não se servir nada disto este é o momento para ser criativa(o), de acordo com os profissionais - que sugerem o uso de frutas da época e/ou arranjos florais para adicionar um elemento decorativo a cada lugar. Podemos por exemplo colocar um limão amarelo brilhante num prato branco ou cinzento, e ir buscar rosas ou lavanda directamente ao jardim. Todos concordam que as melhores peças decorativas vêm do que está ao nosso redor, olha para a tua casa e jardim para encontrar a inspiração para cada época do ano. 

Por baixo do prato da sopa vem o prato de salada. Se não estamos a servir uma salada, ou a salada é parte do prato principal, podemos eliminar essa camada. Por último, se a refeição é para ser servida estilo familiar ou buffet, como em situações mais informais, ou no verão no jardim, ou em confraternizações, a atenção vai para o prato principal.

















Não podemos esquecer os guardanapos

Existem várias formas de colocar os guardanapos: num anel, ao lado, dobrado... Então, qual está correto?

Cada um decide. Para convidados simples, um guardanapo dobrado debaixo 
dos garfos no lado esquerdo(como na foto anterior), ou no centro do prato 
superior. Se estivermos a usar um anel, o guardanapo enrolado pode ser 
colocado no lado esquerdo do lado de fora dos garfos ou no centro do prato 
superior – e o mesmo vale para quaisquer guardanapos artisticamente 
dobrados. 






















Decoração, Dicas 

É difícil falar sobre todas as regras para a criação de uma mesa, mas aqui estão algumas dicas e conselhos.

Quando se trata de serviço de mesa, "a mistura e a combinação é o ideal”. Tentando manter o mesmo esquema de cores e criar uma paleta bonita.
Ao escolher os talheres ou a loiça, mesmo num ambiente informal, tudo o que seja de ir á boca dos convidados não deve ser de plástico! Embora também não precise ser o momento de usar a porcelana fina da bisavó, mas abandonar os copos plástico e investir em algumas peças de baixo custo, copos e utensílios com que nos sintamos confortáveis com os convidados. Cativar com todos os cinco sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. Estes dois últimos são afetados pela loiça utilizada.

Se a refeição não for estilo buffet, o ideal será o ajuste de lugar completo, com cartões de lugar, para cada convidado na mesa de jantar. Isso será como uma cortesia para os convidados: eles podem servir-se sem estar preocupados com o pegar de guardanapo de outro, ou fazendo malabarismos com os seus copos de vinho, ou “lutando” por um lugar sentado no meio de todos os outros convidados.

Por outro lado, as refeições em estilo familiar num ambiente íntimo também são recomendáveis: "A principal coisa é lembrar de manter as coisas simples, para que seja possível concentrar em desfrutar a companhia do outro."
Quando se trata de decoração de mesa e peças centrais, menos é mais. 
Cartões de lugar caseiros, velas perfumadas ou arranjos de flores do nosso jardim são tudo o que é preciso para definir o humor pretendido. Independentemente disso, todos os profissionais concordam que é melhor ter peças centrais baixas ou remover quaisquer grandes decorações da mesa de jantar antes do serviço de refeição, para que os convidados possam fazer contacto com os olhos, passar pratos ou travessas e evitar qualquer derramamento.

A dica de decoração mais importante?

"Define a tua mesa com as coisas que realmente amas." 
Se estiveres feliz e confortável, os teus convidados estarão também.

E seguem algumas sugestões para esta época :)

































Sem comentários :

Enviar um comentário

" "